Cidades Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2015, 11h:44 | Atualizado:

Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2015, 11h:44 | Atualizado:

Notícia

Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde será instalada sexta

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso será a primeira Casa de Leis estadual a instalar uma Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde (Frente Holística). A solenidade será nessa sexta-feira (18), às 9h30, no auditório Milton Figueiredo, na ALMT.

Suprapartidária, a Frente é de iniciativa do deputado Wancley Carvalho (PV) e será composta por outros parlamentares e sociedade civil.

Os trabalhos vão contribuir com a melhoria da saúde dos mato-grossenses, combinando a medicina convencional com terapias complementares.

"É necessário uma saúde preventiva, onde o paciente seja o foco de atenção, e não a doença. É preciso potencializar a saúde das pessoas. Com as práticas integrativas, temos imensas possibilidades de diminuir consideravelmente que as pessoas adoeçam", avaliou Wancley.

A Frente Holística já existe no Congresso Nacional e tem alcançado várias conquistas. No país, diversos hospitais já adotaram as terapias integrativas. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por exemplo, oferece práticas como meditação, acupuntura, técnicas corporais, relaxamento, respiração, musicoterapia, arteterapia e Reiki, ministradas e aplicadas por profissionais experientes.

Coordenada pelo deputado Wancley, a Frente Holística será instalada durante solenidade no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, no dia 18 de setembro, às 9h30.

Os deputados  Emanuel Pinheiro (PR), Pery Taboreli (PV), Saturnino Masson (PSDB) e Nininho (PR) integram a Frente que vai acompanhar, propor e analisar projetos e programas no campo das terapias integrativas.

Segundo o parlamentar, de forma gradativa, a Frente Holística pretende  montar um plano de trabalho para propagar os benefícios dessas práticas.

"O SUS já tem adotado algumas práticas integrativas  para tratamento dos pacientes. Por meio da Frente Holística queremos que essas práticas tornem-se políticas públicas, e beneficiem a vida do nosso povo", concluiu.

Programação - Renomados terapeutas e especialistas na área das práticas integrativas em saúde realizarão palestras durante a solenidade de instalação da Frente Holística.

Estão confirmadas as presenças do sacerdote jesuíta e pioneiro na aplicação das terapias energéticas, além de membro da Associação Brasileira de Saúde Popular (Abrasp), padre Renato Barth. Da especialista em Enfermagem Neonatal e doula, Ingrid Letícia Fernandes dos Santos. A acupunturista e  terapeuta, Simone Bernardino, a hirdroterapeuta Adiene Campos, o presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado, Vanderlei Pedroso e a nutricionista e naturoterapeuta, Luci Hayashi.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet