15 de Dezembro de 2017,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 08h:45 | Atualizado:

SEM DIÁLOGO

Greve no Detran de MT está longe do fim

sinetra.jpg

 

A greve dos servidores do Departamento de Estado de Trânsito (Detran) entra, hoje (12), no 31º dia, sem previsão de término. A categoria cruzou os braços no dia 11 de setembro passado para cobrar reajuste da tabela salarial, que afirmam estar defasada há seis anos. O governo do Estado alega dificuldade econômica para atender à reivindicação e entrou na Justiça com ação declaratória de ilegalidade do movimento. 

Porém, a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ/MT), Maria Erotides Kneip, não acatou o pedido de liminar do governo e deu 10 dias para o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran) se manifestar. Enquanto isso, o impasse continua e mais de 10 mil processos se acumulam nas mesas dos despachantes, sendo o processo para confecção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e renovação, um dos serviços mais afetados. 

Segundo a presidente do Sinetran, Daiane Renner, o Estado havia chamado representantes da categoria para uma reunião na tarde da última terça-feira (11), mas após cerca de três esperando, o secretário da Casa Civil, Max Russi, não os recebeu. “Não houve nenhum atendimento. Na realidade, o governo não está aberto às negociações e se ausentou, inclusive, das audiências de conciliação no Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça”, disse. 

Renner afirma que a categoria espera bom senso e que o governo reabra as negociações. Enquanto isso, a paralisação segue por tempo indeterminado. “Está sendo cumprido o que determina a lei (mantido 30% dos serviços), mas a adesão dos servidores é muito forte”, afiançou. 

A categoria entende que o governo tem condições de atender a reivindicação. “O Detran tem condições de fazer uma política salarial justa aos seus servidores, tem condições de fazer investimento e melhorar o atendimento à população e de investir na segurança do trânsito, que é a sua função social”, avalia. 

Segundo Renner, a categoria não está reivindicando nada que já não seja praticado nas demais carreiras do Estado. Em Mato Grosso, o Detran possui cerca de 930 servidores distribuídos em 71 unidades. Desde o início do movimento, o ponto dos grevistas vem sendo cortado pelo Estado. 

 

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Adriano | Quinta-Feira, 02 de Novembro de 2017, 16h06
    0
    0

    O certo é privatizar o detran. Pois essa greve não afeta o gorverno, mais sim a população. Sou um exmplo disso, " sou recém formado, e preciso trabalhar em uma empresa que fui chamado, mais preciso da minha CNH, já terminei tudo só falta receber a CNH. Isso prejudica muitas pessoas, pois muito precisa da CNH para trabalhar e não pode renovar ou pegar a CNH.

  • Diego Vinícius Rodrigues da Silva | Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017, 23h15
    2
    0

    Tem q privatizar msm ja não trabalha oque é para trabalhar e quer mais aumento Eu sim tenho q sustentar Minha família mais sem carteira de habilitação fica dificil ,eles nao vao pagar minhas contas e ponhar comida no prato aos meus filhos, isso nao e justo fazer com cidadoes como a gente.........

  • Diego Vinícius Rodrigues da Silva | Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017, 23h14
    0
    0

    Tem q privatizar msm ja não trabalha oque é para trabalhar e quer mais aumento Eu sim tenho q sustentar Minha família mais sem carteira de habilitação fica dificil ,eles nao vao pagar minhas contas e ponhar comida no prato aos meus filhos, isso nao e justo fazer com cidadoes como a gente.........

  • Brasileiros de merda | Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017, 10h23
    0
    0

    E os pau mandados fazendo blitz.

  • Kaio | Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017, 21h54
    0
    0

    É uma vergonha uma vez que o órgão Detran não recebe cheque nem cartão. É. Tudo em dinheiro. E nestes 35dias de greve o quanto o estado deixou de arrecadar quantos contribuinte estavam com o dinheiro em mãos pra pagar os respectivos documentos de seus veículos e que agora acabaram gastando o dinheiro. São uns calhordas irresponsáveis que já eram pra ter assinado o aumento de salários destes servidores. As vezes me sinto vergonha em ser brasileiro. Se compararmos. O Brasil com o resto do mundo veremos que o Brasil é um país mais rico doo mundo. Pois aqui todos que entram na política é pra se dar bem. É. Raramente veremos um parlamentar ou ex parlamentar com preocupação em problemas de dinheiro.

  • Camila | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 21h12
    11
    1

    ESTÃO ATINGINDO A POPULAÇÃO, E NÃO O GOVERNO! São uns IRRESPONSÁVEIS! Não pensam na população. Tem áreas tão prejudicadas quanto a deles, como por exemplo os repasses da SAÚDE que estão atrasados. Nem por isso fazem greve 4 vezes ao ano. Esses servidores do DETRAN MT deveriam ter vergonha na cara!

  • Elias | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 14h45
    6
    4

    Ja passou da hora de privatizar esse detran!!

  • Elias | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 14h44
    7
    5

    Ja passou da hora de privatizar esse detran!!

  • Henrique | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 14h18
    10
    2

    E as carteiras de habilitação, gente eu preciso de trabalhar... Bando de FDP

  • Fred | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 14h08
    8
    4

    Privatiza Logo!!

  • Fred | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 14h08
    5
    2

    Privatiza Logo!!

  • Ary Neto | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h28
    5
    4

    Vou chamar o jason pra botar ordem na casa 2018 bolsonaro

  • Claison | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 10h19
    12
    4

    Por isso q tem q acabar com a estabilidade. N ao quer trabalhar ? Manda embora e contrata outros, tá cheio de gente querendo trabalhar (de verdade)

  • Fagundes | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 09h45
    7
    2

    Diga-se de passagem... despachante não pode reclamar do DETRAN, eles continuam mandando por lá, não fosse a facilidade da internet, qualquer procedimento dentro do DETRAN estaria na mão deles. Pergunta que não quer calar: Quando vão acabar com o poder dos despachantes no DETRAN??????? Ninguém tem peito pra encarar esses "donos do DETRAN"????????????

  • Patrik | Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017, 09h30
    6
    2

    Em campo novo está tudo parado tanbem renovei minha habilitação já tem hum mes e tô sem cnh agora para pode viajar dependendo apenas do detram voltar a trabalhar

  • igor | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 20h38
    20
    13

    Bando de desocupados

  • Diogo | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 20h10
    10
    17

    Comentários pesados de uma população avessa aos problemas que constantemente o servidor enfrenta e faz todo o esforço para resolver, estão todos adversários e a categoria resiste mesmo com: salários cortados, o povo xingando, o governo criticando e ignorando, aproveitando a situação de que as pessoas se revoltam por falta de conhecimento adequado. Se as pessoas aceitam tudo e não se revoltam com nada acostumem-se com a mediocridade.

  • Marcus | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 18h32
    19
    11

    #bolsonaro 2018 nesse povo

  • Servidor indignado | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 17h30
    21
    13

    Do jeito que andam as coisas, a greve do Detran será composta apenas pela atual diretoria e alguns dos seus fãs mais incondicionais totalizando 30 pessoas no máximo. A maioria já voltou a trabalhar.

  • henrique | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 16h32
    11
    16

    Nao estao mantendo nao os 30% por lei minimo. Emplacamento de veiculo zero parado em Tangara da Serra! Vergonha! Depois o orgão e servidores querem respeito da população! Tem é que privatizar tudo mesmo!

  • henrique Gonçalves | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 16h25
    10
    4

    Em Tangara da serra não esta sendo mantido os 30% minimos exigidos por lei. nao estao realizando emplacamentos e muito setores estao de bracos cruzados

  • Zé Eduardo | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 14h27
    22
    20

    A verdade é que esse sindicato é uma vergonha. Só serve pra fazer greve. Já perdi a conta de quantas vezes teve greve nesses últimos 3 anos. Não dá pra acreditar em nada que esse povo fala. Pra mim, essa Daiane está querendo concorrer nas eleições do ano que vem. Pra isso usa os servidores como palanque para sua propaganda

  • To de olho | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 14h18
    19
    14

    Atual diretoria desse sindicato, é tensa! Quem sabe conversar melhor, sem ser radical, não seja o melhor caminho! Pensem!

  • Spectro | Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, 11h10
    46
    9

    10 mil processos vencidos na mesa dos despachantes kkkkkkkkkk Faça -me o favor né! Essa matéria foi encomendada pelo sidicato dos despachantes? Pq o atendimento para despachantes esta funcionando normalmente na sede do Detran. Alias, como foi em todas as greves... A diretora de veículos sempre arrumou uma forma de atender esse pessoal.... Para o público não tem servidor, mas pra despachante sempre tem. Pq os jornalistas desse site não procuram na casa civil a nova tabela elaborada por uma comissão e que desapareceu por lá? Pq nâo procuram o presidente do Detran que após 30 dias de greve ainda não se pronunciou nenhuma vez. Parem de fazer materias tendiciosas e vão fazer jornalismo de verdade!

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS