Cidades Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017, 17h:24 | Atualizado:

Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017, 17h:24 | Atualizado:

Notícia

Pontes e Lacerda recebe Educação Legislativa em Movimento

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Escola Estadual 14 de Fevereiro, no município de Pontes e Lacerda ( distante 450 quilômetros de Cuiabá – recebe a 7ª edição do projeto "Educação Legislativa em Movimento", desenvolvido pela Escola do Legislativo. A abertura está programada para acontecer nesta quinta-feira (24), às 19 horas.    

De acordo com o coordenador da Escola, Thales Roder, o cronograma terá a abertura simbólica (20 minutos de duração), e o início das palestres logo em seguida. A programação segue até a sexta-feira (25), nos períodos matutino e vespertino. A intenção do evento é contemplar todos os alunos do ensino médio com palestras e oficinas.

No encerramento, de acordo com Thales Roder, com a autorização da escola, será montado um palco para que os estudantes possam demonstrar algum tipo de talento, como tocar violão, declamar poesias e danças. O encerramento será aberto à comunidade e aos familiares dos alunos.

As palestras da 7ª edição do projeto Educação Legislativa serão direcionadas apenas aos alunos do ensino médio. Elas, de acordo com Thales Roder, serão divididas em seis temas:

-O professor Ataíde Pereira vai falar sobre a história das Constituições de 1824 a 1898. Em seguida, representantes do Instituto Memória vão falar sobre a criação e as funções das Assembleias Legislativas.

Um representante da Polícia Judiciária Civil debaterá o projeto intitulado "De bem com a vida” – que está sendo divulgado pela instituição - sobre os malefícios do consumo do álcool por crianças e adolescentes.

Gabriel Guilherme vai falar sobre o tema “Jovens líderes, parte da solução”.  “Os projetos dos jovens sobre os papéis  dentro dos grêmios estudantis, dos projetos do Parlamento Mirim, do jovem senador”, disse Roder.

O professor José Walter Zacarias vai falar sobre as provas do Enem – realizadas todos os anos pelo governo federal. A palestra será sobre as cinco competências da redação e os critérios de correção e ainda sobre matemática.

Já o psicólogo do QualiVida da Assembleia Legislativa, Gerson Armênio Bauermeister, vai falar sobre a vocação, a escolha correta da profissão pelos estudantes que estão indecisos qual curso fazer em uma faculdade.

Além das palestras, de acordo com Thales Roder, os estudantes vão participar de oficinas como a de reciclagem de materiais descartáveis. “Os estudantes têm a oportunidade de trabalhar com reciclagem – coleta seletiva e o reuso de materiais descartáveis. Nela o aluno põe, literalmente, a mão na massa. Eles participam da oficina verde, quando os alunos aprendem a trabalhar e multiplicar as mudas de plantas nativas. No final eles podem doá-las para a comunidade”, explicou Roder.

O projeto Educação Legislativa está aproximando o poder público da comunidade escolar. “Eles são carentes de informações e ficam ansiosos para saber o que a Assembleia Legislativa faz e qual o papel do deputado e o que os parlamentares podem fazer por nós. Eles acabam entendendo essa mensagem”, disse Roder.

Nessas seis edições, segundo Thales Roder, dois fatos chamaram a atenção da organização da Escola em Movimento. Um deles foi à apresentação de duas irmãs siamesas – que foram separadas em Mato Grosso – que dançaram balé. “Isso mexeu muito com todos que estavam envolvidos com o projeto”, disse Roder.

O outro fato aconteceu no Distrito da Guia, com o estudante e o cadeirante Thiago. Segundo Thales Roder, ele nunca tinha andado de ônibus. “Colocamos ele dentro do nosso ônibus e demos uma volta no quarteirão. Ele ficou maravilhado. Ele disse que o primeiro sonho dele estava realizado, e que o segundo sonho será de um dia ser parlamentar”, destacou Thales Roder.

Na 7ª edição do projeto Educação Legislativa, de acordo com Thales Roder, estão envolvidos 25 colaboradores, entre servidores e parceiros. Todo o evento é registrado por fotografias e imagens. No encerramento, todo o material produzido é entregue à escola para que a unidade de ensino tenha esse acervo histórico.

Em 2017, de acordo com Thales Roder, está previsto a realização de 16 edições. Elas já foram realizadas nas cidades Jauru, Distrito da Guia, Cuiabá, Araputanga, Vila Bela da Santíssima Trindade e Várzea Grande. “No final, a Escola do Legislativo vai produzir um documentário que será entregue e disponibilizado para as unidades escolares envolvidas com o projeto.

De acordo com Thales Roder, a cada mês é realizada duas edições do projeto – uma no interior e outra no Vale do Rio Cuiabá. No Vale do Rio Cuiabá a indicação da escola e do município é feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), e no interior pelo deputado Wancley Carvalho (PV), padrinho e idealizador do projeto.  A média de estudantes em cada edição é de 1.600, nas palestras a média gira em torno de 600 estudantes.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet