Política Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2016, 11h:44 | Atualizado:

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2016, 11h:44 | Atualizado:

Notícia

Acadêmicos de Serviço Social são capacitados para dialogar com jovens sobre Consciência Cidadã

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Cerca de 100 acadêmicos do curso de Serviço Social das universidades de Cuiabá e Várzea Grande, Unic-Barão e Univag iniciaram na tarde desta quarta-feira (28.09) a segunda etapa da capacitação para o desenvolvimento de atividades ligadas ao projeto Consciência Cidadã na comunidade escolar. A iniciativa de discutir o papel do Tribunal de Contas e a importância do controle social será promovida pelos acadêmicos em estágio nas unidades de ensino. Eles terão a missão de intermediar e estimular o debate junto aos estudantes do Ensino Fundamental I e II.

Para a graduanda do 7º semestre da Unic-Barão, Maria Vanessa de Oliveira, o projeto contribuirá para a sua formação profissional e beneficiará principalmente a sociedade ao formar jovens com um olhar crítico frente aos bens e serviços públicos ofertados. "Conhecer sobre prestação de contas é muito importante para todo e qualquer cidadão. Por isso acho importante passar essas informações que temos recebido para as crianças desde cedo, é fundamental para essa formação e acredito que elas já ficam a par da situação atual e saberão exigir seus direitos", pontuou a estudante.

Idealizado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT, o projeto atende a uma demanda apresentada por acadêmicos e estudantes que participam do TCEstudantil, desenvolvidos há 15 anos. As atividades acontecem na comunidade escolar por meio de ações interdisciplinares estabelecidas a partir de cinco eixos: Cidadania; Liderança; Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE); Controle Social e Ação Integradora. Para este diálogo com crianças e jovens, será utilizado o "Gibi do TCE", que de forma pedagógica e lúdica apresenta conceitos sobre gestão pública e controle social.

Na perspectiva da acadêmica da Unic-Barão, Marilce Corrêa dos Santos, o gibi é uma forte ferramenta de acessibilidade aos jovens por trazer um conteúdo denso com uma linguagem simples e acessível. "O gibi é muito informativo, eu tive o primeiro contato com ele hoje e espero que as crianças, assim como eu, consigam compreender o papel desta Instituição e gostem da leitura agradável e divertida", afirmou.

Em seu enredo, a publicação traz a turma do Juquinha, que numa roda de conversa com amigos entende como funciona a instituição de controle externo, a origem dos recursos públicos e como é feita a prestação de contas à população. São 32 páginas com ilustrações e endereços dos canais de comunicação que o TCE de Mato Grosso disponibiliza para a população, além de um glossário explicando termos como "bens", "controle" e "fiscalização".

A capacitação aos acadêmicos se estende até quinta-feira (29), quando também participarão das dinâmicas desenvolvidas pela equipe da SAI os Conselhos Deliberativos das Comunidades Escolares (CDCEs). Na solenidade, os participantes serão divididos em grupos focais e refletirão sobre formas de trabalhar com todo o aporte de informações relacionadas ao Tribunal de Contas junto aos estudantes. A partir desta etapa, os acadêmicos estão aptos a implementarem este material nas unidades atendidas.

As escolas selecionadas em Cuiabá para participarem do projeto são: Escola E. Dom José do Despraiado, EE Barão de Melgaço, EE Alice Fortes, EE Padre Ernesto e EE Leovegildo de Melo. Já em Várzea Grande, as escolas participantes serão a Escola Estadual Elmaz Gattas, EE De.Emanuel Pinheiro, EE Ubaldo Monteiro, EE Porfiria Paula de Campos e EE Salim Nadaf.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet