20 de Novembro de 2017,

Política

A | A

Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 08h:30 | Atualizado:

PARLAMENTARES INVESTIGADOS

AL pode mudar comissão para investigar gravados por Silval

Três membros da comissão foram alvos da delação premiada do ex-governador Silval Barbosa


Da Redação

alankardec.jpg

 

O deputado estadual Allan Kardec (PT) disse que o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Eduardo Botelho (PSB), tem o poder de “dissolver” a Comissão de Ética da Casa, responsável pelo processo administrativo que pode recomendar a cassação de parlamentares. Dos cinco membros que compõem o grupo, três foram alvos da delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) - Pedro Satélite (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e Oscar Bezerra (PSB).

“A Comissão de Ética não age por si só, ela precisa ser provocada pelo cidadão ou o próprio Ministério Público. Mas mesmo a comissão sendo instaurada, ao final, o relatório vai ser apreciado pelo plenário com vários deputados envolvidos na situação. Mas o presidente Eduardo Botelho,  assim como todos os presidentes de todos os parlamentos no Brasil, tem o poder de dissolver [a comissão]”, disse o deputado estadual em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Record).

Kardec se refere a um eventual procedimento administrativo, dentro da AL-MT, para investigar fatos que constam nos depoimentos de colaboração premiada que Silval Barbosa fez com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Além de denunciar um suposto “mensalinho” que os parlamentares do Poder Legislativo Mato-Grossense receberiam para apoiar projetos do Executivo, o ex-governador também afirmou que parte dos recursos empregados em projetos como o MT Integrado, por exemplo, “retornavam” para o bolso dos deputados estaduais.

O caso ainda estaria sendo averiguado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramita a ação contra Silval Barbosa. Kardec afirmou que a posição do presidente Eduardo Botelho é aguardar os próximos passos da Justiça e reclamou que o assunto tem feito os deputados estaduais “se esconderem” da opinião pública ao faltarem às sessões do Legislativo, atrasando discussões importantes como o projeto do Teto de Gastos, por exemplo.

“Antes de isso acontecer [a delação] já tínhamos dificuldades. Mas chegou numa situação que tem que tocar para frente. [Em relação a Pec do Teto] precisa que se faça uma audiência pública no mínimo, chamando os sindicatos, os outros poderes. Estamos vendo o crescimento do PIB no Estado de Mato Grosso. Tem que ser analisado para não ser apenas um projeto de congelamento de salário. Tem que ver o que se gasta para dentro da máquina, com eventos e ações”, disse o deputado estadual.

Kardec disse ainda que fez um requerimento pedindo “informações” ao governador Pedro Taques (PSDB), ao Secretário de Estado de Cidades (Secid-MT), Wilson Santos (PSDB), além do Secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), Marcelo Duarte, sobre uma suposta paralisação de obras em todo o Estado. Segundo ele, 15 mil trabalhadores estão sem emprego.

“Fiz um requerimento tanto para Governador Pedro Taque, quanto os Secretários Wilson Santos e Marcelo Duarte. São muitas obras paradas. Se as empresas voltarem são mais de 15 mil empregos diretos”.

 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • FRANCINALDO | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 11h42
    3
    0

    VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, SENADORES, PREFEITOS, GOVERNADORES, PRESIDENTES, ONGs, CONSELHOS, SINDICATOS, TRIBUNAIS, ETC, BANDO DE CHUPINS e CUPINS, haja dinheiro PÚBLICO PARA BANCAR ESSA RAÇA.

  • Clecy Machado | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 11h24
    3
    0

    Parabéns deputado Allan Kardec, mesmo fazendo seu papel, o faz com coragem!

  • Zé o pequi | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 11h08
    3
    0

    Esse deputado, já recebeu doação da FRIBOI, veja: http://www.folhamax.com.br/politica/diretor-da-jbs-inclui-12-politicos-de-mt-na-lista-de-propina-disfarcada-de-doacoes-em-2014/125349 Não sobre um irmão!!!

  • Pacufrito | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 11h01
    3
    0

    É uma piada, estes imorais destes deputados acham que a população esta acreditando nesta farsa que eles querem montar, quem destes imorais tem capacidade para investigar o bandido Silval? quase nenhum..... vão se ocupar de outra coisa seus imorais, vocês não merecem ser deputados, a população não votou em voçes para montarem uma quadrilha, e foi isto que fizeram, montaram uma quadrilha para roubar, desviar se locupletar com dinheiro publico, as sessões da AL deveria ser dentro do presidio.

  • VAGNER | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 09h58
    9
    0

    Tínhamos que dissolver o parlamento estadual e o federal. Esses lugares só servem para bandidos se criarem e em conluio assaltarem os cofres públicos. O governo não imprime dinheiro, ele retira dos nossos bolsos que acaba indo parar nas mãos desses bandidos. Isso é roubo e estou cansado de ser assaltado.

  • Paulo Sérgio | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 09h12
    6
    1

    Verdade deputado tem colocar ordem na casa para que ela não perca o respeito do povo👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Edmilson Rosa | Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 09h10
    9
    1

    Vai pra cima Dep. Estaremos de olho pra te ajudar. Ano que vem e eleição.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS