23 de Outubro de 2017,

Política

A | A

Quarta-Feira, 19 de Abril de 2017, 23h:42 | Atualizado:

TSUNAMI PANTANEIRO

Em delação, Silval entrega vídeos de "poderosos", diz jornal

Força-tarefa do MPE e MPF devem analisar conteúdo de dados


Diário de Cuiabá

Silval.jpg

 

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) começou a apresentar várias provas dos seus depoimentos que vem fazendo junto ao Ministério Público Federal e Estadual (MPF-MPE) desde março deste ano. Na última terça-feira (18), Silval passou cerca de seis horas prestando informações a promotora de justiça Ana Cristina Bardusco Silva, que atualmente coordena o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) no Estado. 

Desde que começou a buscar o acordo de delação premiada no MPF e MPE, Silval vem apresentado diversos documentos que comprovariam o que vem dizendo aos órgãos, como e-mails, documentos, troca de mensagens e até áudios e vídeos que foram gravados pelo próprio ex-govornador. “Todos os depoimentos que ele vem fazendo estão sendo gravados. Mas o que mais chama atenção é que ele parece ter muitas provas de tudo vem falando. E isso envolve muitas pessoas”, disse um dos membros do Ministério Público de Mato Grosso ouvidos pelo Diário.

"O Silval está falando tudo o que sabe e o que pode provar. Essa decisão é a última cartada que ele tem. E ele está falando e está dizendo que pode provar tudo. Então vamos aguardar os depoimentos e depois avaliar se procede e se as provas que ele diz ter condizem com os fatos. Só depois disso que vamos avaliar a possibilidade da proposta de colaboração premiada", diz outro promotor de justiça. 

Após os depoimentos, o MPE e MPF irão avaliar se firma ou não acordo de delação com o ex-chefe do Executivo Mato-Grossense. “Firmando o acordo irá se avaliar qual será o benefício que poderá ser a diminuição da pena, cumprindo mais um tempo em regime fechado e depois no semiaberto ou se irá para outro regime de cumprimento de pena como o regime domiciliar”, explicou o promotor. 

Sobre os longos depoimentos que Silval vem prestando se deve ao fato de que os promotores exigem muito mais do que já se sabe por conta das investigações e ações que já estão em andamento. "Agora isso pode levar tempo porque ele [Silval] também está prestando depoimentos junto ao Ministério Público Federal (MPF). Pode ser que tenhamos que fazer uma espécie de força tarefa colaborativa com o MPF para que possamos trocar informações e a partir daí iniciarmos o processo de investigação de novas denúncias e a comprovação de outras", explicou. 

Os depoimentos do ex-governador também deverão ser analisados pelo Naco - Núcleo de Ações de Competência Originária, por conta do envolvimento de pessoas com foro privilegiado, como deputados estaduais, prefeitos e vereadores. 

Já os depoimentos ao MPF envolveriam deputados federais e senadores, além de ligações nacionais junto ao PMDB e PT. Silval Barbosa está preso desde setembro de 2015, quando foi deflagrada a operação Sodoma, que atualmente já está em sua quinta fase.

Sodoma apura desvios de recursos do erário por meio de cobrança de propina de empresários em troca de incentivos fiscais e fraudes em licitações e sobre a Operação Seven na qual é investigada a compra em duplicidade de uma área rural na região no Lago do Manso, por R$ 7 milhões, Silval também vem revelando outras articulações nada republicanas que ocorreram no tempo em que foi vice-governador e governador do Estado (2007-2014). 

A defesa do ex-governador Silval Barbosa vem negando publicamente os depoimentos e a intenção de se firmar um acordo delação premiada junto ao MPE e MPF. 

 

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Paulo Sérgio santos | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 21h32
    1
    1

    O tempo dirá acredito que o abuso por parte das autoridades, é os interesses políticos da oposição acaba sendo maior do que a verdade dos fatos. Força sival

  • zeneide | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 16h19
    1
    1

    TEM GENTE PAGANDO SEM TER FEITO. TOME VERGONHA E MOSTRE QUE É HOMEM PARA SEU NETO E FAMILIA EFAÇA PUNIR QUEM FEZ ALGO E NAO QUEM ESTAO USANDO PARA JOGAR CULPA DE PODEROSOS..

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 13h10
    5
    0

    Silval enjoou de tomar caldo na cadeia, porque não entregar todos os componentes que roubaram MT? Parabéns Silval, quero ver ele negar que não fez nada de errado. O(s) bacana(s) vai(vão) pagar pra todo mundo ver, vai ser visto até no exterior.

  • J.JOSÉ | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 12h29
    4
    1

    NA VVD SÍLVAL MANDAVA EM 30% DO GOVERNO, FUI LÁ DUAS VZS E NUNCA MAIS, AS DUAS VZS, SÍLVIO MANDOU O "TESTA" SARGENTO NEGÃO VER O QUE EU QUERIA, eu só fui fazer uma visita de cortesia, depois que sílvio foi preso, entendi que ele era o meio de campo. Estão presos e não faz falta, desprezou um simples amigo.

  • João José de Rosário | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 07h58
    52
    0

    Esse angú com certeza será feito com CALDO MAGGI !!!! kkkkkk

  • O cara | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 07h48
    5
    4

    Sid volta para a era do gelo

  • Carlos Alberto | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 06h26
    18
    0

    Vixi já tem dono de constritora q ativa forte com ele morando em Curitiba e Camboriú cada três dias numa cidade...

  • Daniel Boone | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 06h15
    38
    0

    Eu acho que tem um ministro mato-grossense em Brasília que anda tendo pesadelos com essa delação de Silval

  • Barros | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 06h07
    19
    0

    O lado bom ė q vamos passar as coisas a limpo,e o ruim ė q a economia vai sentido esses baques e o resultado vai ser uma longa e dolorosa recessão,pois vai atingir a classe política e empresarial.

  • Ingrid | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 04h51
    16
    3

    Sid ta de borrando né!? Kkk

  • ortolan | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 04h01
    18
    0

    Inclusive bom esclarecer esquemas na aprovação das "verbas indenizatórias automáticas" praticadas descaradamente até hj, (OAB pede esclarecimento da ALMT) iniciadas com a VI da ALMT (Lei 8.112/2004), na gestão Riva/Blairo, artifício para aumento indireto de salários e enganar idosos congelando os proventos e pensões e até onde vai a conivência das corporações, que insistem e não adotar a prática da transparência com prévia comprovação das despesas no portal de transparência de acordo com a pedagogia do Ato 43/2009 (MICHEL TEMER), que criou as CEAP (ex VI) e revogou expressamente a antiga VI automática do Ato 62/2001 (AECIO NEVES), chamada na época de expediente espúrio para aumento de subsídio (Fl. SP)

  • João Cuiabano de nascimento | Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, 02h48
    18
    0

    E o VLT??? O VLT pagou quase 2 bi em valores corrigidos, compra em duplicidade é troco perto disso, quero saber quem fu... com Cuiiabá, agora em Cuiabá os ônibus andam, o resto ficam parados no engarrafamento e a M do VLT Silval, aquela história dos 80 milhões procede??? Do seu vice??? Quem passou pela SECOPA embolsou quantos, quantos calaram a boca hein hein??? Quantos, abre o bico logo...

  • FABIO MOURA | Quarta-Feira, 19 de Abril de 2017, 23h55
    80
    3

    É isso ai Silval entrega essa máfia que estão soltos andando pra cima e baixo pagando uma de honestos por que até agora quem ta pagando é vc e o Riva.

  • Sid | Quarta-Feira, 19 de Abril de 2017, 23h55
    56
    12

    Esse é o verdadeiro bandido "traira" está aí o pq dele ter "pintado e bordado" sem ser incomodado, além de "dividir o pão" ele chantageava seus coleguinhas. Agora vai começar a sair coelhos desse Mato, a justiça deveria monitorar todos para evitar fugas. Com certeza vai ter neguinho dando o pé daqui uns dias. Mas delate tudo mesmo Silval pq se seus coleguinhas tbm tiverem docies que ainda não vieram à tona sua delação virá igual seu mandato de governador, não vai valer nada.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS