18 de Outubro de 2017,

Política

A | A

Sábado, 12 de Agosto de 2017, 10h:00 | Atualizado:

CUIABÁ 300 ANOS

Emanuel busca recursos no exterior


Diário de Cuiabá

emanuel-boneco.jpg

 

Em busca de financiamento a fundo perdido, de termo de cooperação técnica e para tentar inserir as comemorações dos 300 anos de Cuiabá no circuito internacional, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) desembarca hoje em Nova York para uma visita que se estenderá ao dia 22 com agendas também em Washington e Miami. 

Em Nova York, Emanuel Pinheiro visitará a ala da Expedição Rondon-Roosevelt no Museu de História Natural. A expedição foi liderada pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e o ex-presidente americano Theodore Roosevelt, nos anos de 1913 e 1914. Rondon nasceu em 5 de maio de 1865 na vila pantaneira de Mimoso, de Santo Antônio de Leverger, e que à época pertencia a Cuiabá. A memória de Rondon, maior herói mato-grossense e cuiabano de berço, será reverenciada no tricentenário da cidade em 8 de abril de 2019. 

Nas Nações Unidas, em Nova York, o prefeito proporá a inclusão de Cuiabá ao projeto de intercâmbio cultural entre cidades mantido por aquele organismo; a meta é usar a arte e a cultura cuiabanas para promover o tricentenário. No Departamento de Polícia ele conhecerá a Central de Controle e Semafórica. Emanuel Pinheiro reconhece que o trânsito de sua cidade é deficiente uma vez que os investimentos no setor não corresponderam ao aumento da frota de automóveis, motos e ônibus. Ele quer lançar mão de experiências positivas de cidades brasileiras e do exterior, nessa área. 

Em busca de recursos a fundos perdidos, Emanuel Pinheiro vai ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington para levar adiante um embrionário projeto de mobilidade e ambiental chamado de Cidades Sustentáveis. Cuiabá por ser a maior cidade banhada por rios formadores do Pantanal tem perfil para ser incluída ao programa. 

Emanuel Pinheiro espera assinar um termo de cooperação técnica com a gigante Microsoft. Esse entendimento não envolve desembolso financeiro, mas poderá resultar na transferência da empresa para Cuiabá de ferramentas voltadas para a Educação, estimadas em RS 13 milhões. 

A comunidade brasileira é grande em Miami e seu entorno. Emanuel Pinheiro visitará o consulado do Brasil naquela cidade em busca de apoio do corpo diplomático na divulgação dos 300 anos de Cuiabá. 

Também em Miami Emanuel Pinheiro visitará o pintor, artista plástico pernambucano e figura com trânsito internacional Romero Britto em busca de apoio para divulgar o tricentenário de Cuiabá. A diretora de arte e multimídia cuiabana Viviane Spinelli, radicada nos Estados Unidos desde 1994, acompanhará o prefeito em seu roteiro, e participará do encontro com Romero, com o qual mantém relações de cordialidade. O prefeito não deu detalhes do que pretende com o anfitrião, mas uma fonte da prefeitura revelou que ele apresentará uma proposta ao artista para incluir sua arte na divulgação da cidade. 

A primeira-dama Márcia Pinheiro e o titular da Secretaria dos 300 Anos, Júnior Leite, acompanham Emanuel Pinheiro. Ontem, o vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB) assumiu interinamente a prefeitura e permanecerá no cargo até o dia 23, quando de seu regresso a Cuiabá. Essa é a primeira viagem internacional do prefeito desde sua posse em janeiro deste ano. 

 

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Paulo | Domingo, 13 de Agosto de 2017, 11h34
    0
    0

    Esse viaja! Na maoinese.

  • Jackeline Correa da Costa | Domingo, 13 de Agosto de 2017, 00h18
    1
    2

    Prefeito soneca kkkkk, prefeito esquisito, sobrancelha de lobisomen

  • JC | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 23h39
    0
    1

    O "Odorico Paraguacu do pantanal "sem rumo .

  • jose alves silva | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 23h08
    2
    1

    kkkkkkkk esse prefeitinho deveria ser mais inteligente criou mais um cabide de emprego, deveria ter vergonha e se preocupar com as principais necessidades da cidade saude e educação e os buracos que são muitos nessa cidade.

  • Alencar | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 21h48
    6
    1

    Para que essa festa de Cuiabá 300 anos, precisamos de Educação, Saúde, Transporte, Infraestrutura etc de Qualidade. Não queremos festa. Demagogia. Queremos Qualidade de Vida, Bem Estar. Palhaçada. Mais divida para o contribuinte pagar? Empréstimo é Empréstimo. Para de blá blá blá Tenham Altitude

  • Simone | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 21h08
    6
    1

    Que loucura os projetos e ações para comemorar 300 anos de Cuiabá. Meu Deus, não basta a trágica experiência com a Copa 2014 do "Pantanal"? Um absurdo a criação de estrutura administrativa, nomeação de gestores, gastos com publicidade para comemorar o aniversário da cidade. Sinceridade, tudo que leio me faz lembrar a extinta SECOPA, exemplo de falta de gestão e comprometimento com a Administração Pública. Helloooo .... avisa o Prefeito sonhador que saúde e educação estão clamando por reformas.

  • ADRÉ CUPIDO | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 20h06
    5
    1

    PREFEITO EMANUEL PINHEIRO,,,,,VEM CÁ COMIGO,,,,MAS PERTO,,,,NOS RESPONDE,,,, PORQUE O TEU CHEFE DE GABINETE, NÃO ATENDE NINGUÉM? O SENHOR COLOCOU ELE LÁ SÓ PARA GANHAR OS 13,000,00 DE SALARIO? PARA ELE SÓ ESTA EM AR CONDICIONADO E TOMAR AGUA MINERAL E TOMAR CAFEZINHO? OU .... PREFEITO EMANUEL PINHEIRO, ACORDA..... O DINHEIRO PÚBLICO NÃO SE GASTA ASSIM NÃO,,, SE ESTA LÁ É PARA ATENDER A POPULAÇÃO, E BUSCAR RESOLVER OS PROBLEMAS DO CIDADÃO CUIABANO, EMANUEL PINHEIRO PARA DE ESTÁ SÓ EM MIDIA, O POVO ESTA DE OLHO...

  • Eleitor | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 18h48
    7
    1

    Espero que não tenha ido abrir conta no exterior para guardar $$$ uma vez que levou até a esposa derepente tem que ser conta conjunta, pois esta mudança da CAB tá muito estranha uma vez que só pintaram os carros com o nome ÁGUAS, estranho uma empresa como a CAB entregar tudo de graça sem reclamar. Aqui no CPA 03 setor 03 já começou faltar água, coisa que não vinha acontecendo.

  • Jack Speller | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 12h36
    5
    1

    Sr. Prefeito quando vai começar trabalhar, o Mauro Mendes pelo menos asfaltou o bairro, mas ficou sem calçada, na curva não existe calçada, no Novo Paraíso 2 cadeirante não tem vez, e só fizeram calçadas pra quem declarou o voto pro Emanuel. Ali no Novo Paraíso 1, após o Comando Geral, a pista do posto deveria só vir Fundação Bradesco > Posto Free retirando os quebra molas em excesso e a de baixo só ir e com uma pista na Av, CPA livre para ir aos bairros 1º de Março, Aroeira. Faixa de pedestres em frente a Caixa Econômica na av do CPA, o mundo é feito de pessoas e não de carros, os motoristas podem esperar, quem esta andando nessa lua tem que ter faixa, faixa elevada na rua 13 antes da Marjor Gama, essa semana teve 2 acidentes ali antes da SEMOV, ou seja, debaixo do seu nariz. Essa tinta é muito cara? Pra fazer isso precisa da tinta né. Acorda mais cedo prefeito SONECA ou pede pra sair...

  • Claudiomario | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 11h40
    4
    6

    Um salto na esperança...abrindo dialogo usando o poder do convencimento...felicidades!!

  • Benedito costa | Sábado, 12 de Agosto de 2017, 10h41
    6
    1

    A primeira viagem de uma serie de outras ainda mais se o prefeito gostar. A final de contas tudo por conta da prefeitura, até eu queria. Resta saber se vem mesmo alguma coisa pra cuiaba.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS