Política Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 19h:35 | Atualizado:

Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 19h:35 | Atualizado:

SODOMA 5

Ex-secretário protocola HC no TJ; sorteio escolhe Rondon para analisar pedido

No entanto, a tendência é que Rondon se mantenha impedido para analisar repassando decisão para Sakamoto

VINÍCIUS LEMOS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

faiad-chegada.jpg

 

A defesa do ex-secretário estadual de Administração, Francisco Faiad, protocolou, no fim da tarde desta quarta-feira (15), pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A solicitação de liberdade foi sorteada para ser analisada pelo desembargador Rondon Bassil Dower.

No entanto, o magistrado não deve avaliar o pedido. Ele deve repassar a decisão ao desembargador Pedro Sakamoto, que é o novo relator da "Operação Sodoma" no segundo grau.

Francisco Faiad foi preso preventivamente na manhã de terça-feira (14), durante a deflagração da quinta fase da Sodoma. Ele é acusado de participar da organização criminosa que praticou diversos crimes contra o Estado durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), acusado de liderar o esquema.

O ex-secretário de administração é acusado de receber propinas da empresa Marmeleiro Auto Posto Ltda. durante o período em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Administração. De acordo com a defesa de Faiad, a prisão dele é considerada ilegal e desnecessária, pois ele não representaria riscos para a ordem pública.

Em razão disso, os advogados Ulisses Rabaneda, Válber Mello, Hamilon Ferreira da Silva Júnior e Renan Fernando Serra Rocha Gonçalves, responsáveis por defender o ex-secretário, protocolaram o pedido de liberdade no TJ-MT. O atual relator dos processos da operação é o desembargador Pedro Sakamoto, que deve ser um dos responsáveis por analisar o pedido da defesa do ex-secretário.

O julgamento do pedido de liberdade de Faiad ainda não tem prazo para acontecer. No entanto, por se tratar de liminar, a decisão deve ser proferida a qualquer momento.

Outro fato que também aconteceu nesta quarta-feira, e está relacionado à quinta fase da Sodoma, foi a chegada do ex-secretário-adjunto de Transporte e Pavimentação Urbana, Valdísio Viriato, em Cuiabá. Ele foi preso na manhã de terça-feira em Balneário Camboriú (SC) e foi transferido hoje para a Capital mato-grossense.

Valdísio foi, inicialmente, encaminhado à Delegacia Fazendária e depois ao Fórum de Cuiabá. Após audiência de custódia, foi levado ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), onde cumprirá prisão preventiva.

SODOMA

A quinta fase da Sodoma foi deflagrada na manhã de terça-feira (14). A investigação, presidida pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, nove de condução coercitiva e nove de busca e apreensão domiciliar, nos estados de Mato Grosso, Santa Catariana e Distrito Federal.

Os mandados de prisão foram cumpridos contra o ex-secretário adjunto da Setpu, Valdisio Juliano Viriato; o ex-secretário de Administração, Francisco Faiad; o ex-governador Silval da Cunha Barbosa; o ex-chefe de gabinete de Silval, Sílvio Cesar Corrêa Araújo; e o ex-secretário adjunto de administração, José Jesus Nunes Cordeiro. Entre os conduzidos coercitivamente para interrogatórios estão o ex-candidato ao governo do Estado, Lúdio Cabral (PT); o ex-secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi; Wilson Luiz Soares; Mário Balbino Lemes Junior; e Rafael Yamada Torres.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • THIAGO

    Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2017, 08h23
  • Em pese o Faiad ser super respeitado no meio jurídico, ele não é melhor que ninguém. Se fez algo de errado, tem que responder por seu ato. Por isso, existe as instituições jurídicas. quanto ao questionamento anterior, sobre Guilherme e Leitão, se não tem indicios de autoria não há o que fazer meu amigo. Mais respeito com as instituições, torceremos para que não seja verdade, pois isso mancharia não só o Faiad como os advogados.
    0
    0



  • Joaquim

    Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2017, 07h03
  • Esta operação Sodoma está com os dias contados. Primeiro com a soltura do Faiad. Segundo com o STJ anulando esta gambiarra processual.
    0
    0



  • Observador

    Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2017, 05h20
  • Onde passa boi ! Passa boiada ! Com o japa está garantido.
    0
    0



  • Pedro Celestino

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 23h05
  • Tem juiz (a) parcial usa dois pesos e duas medidas para caso semelhante. O TJ tem que corrigir isso.
    17
    3



  • GILSON MENDES

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 22h30
  • Eu não sou político, não gosto de político, mas brincar com a moral de um ser humano, beira o ridículo, pois todas as prisões no período da ditadura tinha um "motivo" que somente as "autoridades" sabiam que "fulano" ou "beltrano" através de delações tinham ou iam praticar algum crime. Onde está o instituto do contraditório?
    23
    13



  • Atenor

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 21h31
  • Parabéns a equipe de advogados de Faiad, acho essa prisão dele tbém desnecessária. A Juíza parece uma pessoa enraivecida. Faiad é super respeitado no meio juridico, e não existe nada que desabone a idoneidade dele. Muitas vezes delações podem ser mentiras. Por exemplo delataram Guilherme e Leitão na propina da Seduc mas a Juíza não foi atrás deles para investigar, então porque somente o Faiad ela esta na perseguição? Não existe diferença entre pessoas do Governo de agora com os do governo anterior, pois ambos os lados tem pessoas honestas ou não? Pode ser injusta essa prisão. Injustica pesa muito no mundo juridico.
    31
    31



  • Observador

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 21h21
  • Será que Faiad conseguirá uma prisão domicilar......?
    11
    14



  • Aroldo Nunes

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 21h10
  • Um absurdo que Sakamoto esta fazendo com a operação Sodoma. O TJ não pode deixar virar em impunidade esse assalto que fizeram ao dinheiro público
    20
    27



  • Marinho

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 20h35
  • Senhor sakamoto seu salário é pago com dinheiro público, gostaria que suas decisões fosse de encontro com que ganha do povo para representalo, está na nossa cara a roubalheira escancarada Que esta turma explica para sociedade como desviam tanto dinheiro (cárcere melhor lugar para reflexão
    23
    23



  • Contra a Corrup??o

    Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, 20h12
  • Estará solto amanhã mesmo...!! Esse desembargador não gosta de ver ninguém.....nenhum CORRUPTO preso...
    24
    20









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet